Header Ads

Vereador Altair Brandão manifesta-se contrário ao aumento do IPTU na cidade de Belém


Hoje (05), na Câmara Municipal de Belém, será votada a aprovação do aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que é um imposto de competência do Município, que incide sobre a propriedade predial e territorial urbana.

O fato gerador do IPTU é a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, situado na área urbana de Belém, e que não se destine à exploração de atividade agrícola, pecuária, extrativa vegetal ou agroindustrial. São contribuintes do IPTU, os proprietários de imóvel, titular do seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título. O IPTU é calculado de acordo com o valor venal do imóvel (Base de cálculo) x Alíquota. Esse cálculo é apurado de acordo com a legislação municipal.

O vereador, Altair Brandão, que também é cidadão belenense e vice-presidente do Partido Comunista do Brasil - PCdoB posiciona-se contra qualquer proposta da Prefeitura Municipal de Belém de AUMENTAR AS COBRANÇAS DO IPTU.

Vivemos num país em que os impostos são regressivos e que afetam a vida de milhares de brasileiros, principalmente os mais pobres, motivo pelo qual o PCdoB defende a Reforma Tributária como instrumento importante de justiça social e redistribuição da renda.

Em Belém, a situação é ainda mais dramática, a população paga pesados impostos sem que isto se converta em serviços públicos de qualidade. 

O povo belenense sofre cotidianamente com a falta de creches nas periferias; a juventude não tem acesso a espaços de esporte, cultura e lazer; nossa educação é precária; a situação da saúde pública em Belém é de completo abandono; a mobilidade urbana um verdadeiro caos; nossa cidade está entre as piores do Brasil em Saneamento Básico e convivemos com as mais variadas formas de violações de direitos. Nesta conjuntura, propor o aumento do IPTU é um insulto à população de Belém.


Ressaltamos que a receita do município aumentou nos últimos anos e a previsão orçamentária para 2018 supera R$ 3 bilhões de reais, no entanto, a taxa de investimento da gestão é deprimida, fruto da política de estado mínimo do governo Zenaldo, o que contrasta com esta tentativa descabida de aumentar impostos.

Portanto, o vereador Altair Brandão, com apoio do seu partido o Partido Comunista do Brasil – PcdoB, propõe ao governo Zenaldo que diminua os gastos com propaganda e assessoria, assuma suas responsabilidades e cuide melhor da cidade, ao invés de massacrar seu povo.

Além disto, exigimos que os vereadores da Câmara Municipal de Belém, tenham empatia pela população paraense, que é massacrada pelo alto custo de vida que tem que pagar para ter retorno quase mínimo.

Por: Moisés Rosa (Assessor de Comunicação)

Com informações do PCdoB Pará e Site da Sefin

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.